Facilitadores

Conheça

Tião

Sebastião Luiz de Souza Guerra

Consultor de processos de desenvolvimento pelo Instituto Fonte. Desde 1979 trabalha em instituições sociais, culturais e ambientais, com gestão e desenvolvimento organizacional e apoiando o fortalecimento das pessoas nelas envolvidas. Atuou por 35 anos como professor público, tendo sido diretor do Instituto de Educação de Nova Friburgo, da Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz e coordenador regional (Região Serrana do Rio de Janeiro) da FIA/RJ. Realizou estágios no campo educacional e social na França, Suíça, África do Sul e Moçambique. Atuou em processos envolvendo 12 países, junto ao governo alemão e Fundação Nelson Mandela, JHB. É graduado em Pedagogia, com especializações em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Social. Também é músico, trilheiro e contador de histórias; pratica e acredita na arte como instrumento de trabalho e de desenvolvimento pessoal e social. 

Contato: tiao62@gmail.com

Guto

Augusto Gutierrez

Educador, consultor e facilitador de processos. Há 13 anos atua profissionalmente com desenvolvimento organizacional, programas de aprendizagem e inovação social, pesquisando e criando espaços de reflexão e diálogo que estabelecem vínculos e fortalecem relações. Vem transformando seu olhar e atuação no mundo a partir do estudo da Fenomenologia de Goethe e colabora com organizações que atuam em rede, com foco em aprendizagem criativa, como Perestroika, CoCriar, Instituto Pares e Art of Hosting Network. É biólogo, adora cozinhar, andar descalço e apreciar a natureza, ouvir e contar histórias, conhecer pessoas e aprender coisas novas.

Contato: augusto1320@gmail.com

Brito

Felipe Farinelli Lima Brito

É psicólogo formado pela PUC Minas. Há 15 anos atua na gestão de projetos, programas e iniciativas socioambientais facilitando o desenvolvimento de pessoas, grupos, organizações, negócios sociais e comunidades. Trabalhou em oito estados brasileiros e em encontros pela América Latina e África do Sul. Praticante da prática social reflexiva (ativismo delicado), viveu e trabalhou 10 anos em São Paulo, mora em Belo Horizonte. Também é cozinheiro, amante da natureza e dos esportes de aventura. 

Contato: felipelimabrito@gmail.com